terça-feira, 30 de junho de 2009

Handbook of Hospitality Strategic Management

À um mês atrás fiz referencia ao livro que pensava eu já estar nas bancas desde Fevereiro de 2009, mas que apenas saiu recentemente para o mercado mundial do Turismo.

E agora deparo-me com a participação de um nome sonante do turismo português num livro de grande relevo no seio do turismo mundial.

P.S. Pena é ser um livro tão CARO!

Veja a notícia

É para muitos a “Bíblia” da estratégia hoteleira a nível internacional. Da autoria dos Professores Michael Olsen, Virgínia Polytechnic Institute and State University, Jinlin Zhao, Florida International University, e Abraham Pizam, University of Central Florida, “Handbook of Hospitality Strategic Management” chegou recentemente ao mercado mundial. Publicado pela prestigiada editora britânica Butterworth-Heinemann, do grupo Elsevier, a obra de referência conta com o contributo de um investigador português: António Jorge Costa, presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).

“Scanning the business environment” é o título do capítulo assinado por Jorge Costa. Ao longo de cerca de 20 páginas o presidente do IPDT explica a importância da sistematização da informação na tomada de decisão dos gestores de turismo. Todo o capítulo é centrado na necessidade de uma profunda auditoria da envolvente do negócio, para que a tomada de decisão seja o mais eficaz possível. Só assim, adianta Jorge Costa, “se poderão aumentar as hipóteses de sucesso”.

A obra, composta por cerca de 500 páginas, conta com o contributo dos mais reputados investigadores e docentes de turismo a nível mundial, sendo a primeira vez que um nome nacional figura na lista dos colaboradores. Para Jorge Costa esta participação “começa por ser um motivo de forte orgulho pessoal”. Mas acrescenta: “ É sobretudo um sinal claro que o trabalho que temos vindo a desenvolver no IPDT ao longo dos últimos anos tem reflexos e aceitação a nível internacional”.

Relembre-se que a obra chega ao mercado num momento em que o IPDT acaba de ser reconhecido como membro afiliado da Organização Mundial do Turismo (OMT). A distinção agora anunciada torna-se ainda mais relevante sendo o IPDT a única instituição nacional privada – e a única dedicada à investigação aplicada e ao ensino – a figurar na lista a nível global.

O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como premissa o ensino pós-graduado e a investigação aplicada no sector do turismo. O IPDT é ainda a entidade responsável pela publicação do anuário “O Turismo em…” – lançado em 2007 e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República – e pela co-organização da Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo.



Nenhum comentário: