quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Rotas do Vento organiza passeios "Vindimas no Douro"

Com a aproximação da época das vindimas, a agência de viagens Rotas do Vento, especializada em expedições e viagens de aventura, está a organizar os passeios “Vindimas no Douro” para os dias 7, 14 e 21 de Setembro, por 166 euros por pessoa.
“Caminhadas descontraídas, observando a azáfama da vindima, caminhando ao longo de bonitas paisagens fluviais, descobrindo quintas antigas, vinhedos debruçados sobre o rio Douro e recantos escondidos”, é a promessa da agência para este passeio, que indica que o grau de dificuldade das caminhadas de 1+.
Os preços, baseados em grupos de seis pessoas, incluem o alojamento em quarto duplo para duas noites num hotel rural, pequeno-almoço, jantar e piquenique além do acompanhamento de guia da Rotas do Vento.
O passeio começa com uma viagem de comboio do Tua à Ferradosa, onde se inicia a caminhada, passando pela aldeia de S. Xisto, Quinta de Varjelas, aldeia de Arnozelo, seguindo por um caminho até à Quinta do Vesúvio, desfrutando das mais belas paisagens da região.
O dia seguinte levará o grupo até ao Monte do Meandro (Foz Côa), onde se inicia a descida pelas vinhas da Quinta do Vale Meão. O passeio termina com uma visita ao maior lagar tradicional de Portugal, propriedade da quinta.

mais informações visite rotasdovento.pt

Fonte: Presstur

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Norte com mais turistas

A região Norte tem ganho um novo fôlego, depois da realização, em Portugal, do Campeonato Europeu de Futebol, em 2004. O Presidente da ADETURN avança um aumento de cerca de 11 por cento no primeiro semestre do ano, comparativamente com período homólogo do ano passado.

Quando se pensa em férias, qual a primeira região que se lembra? Muitos lembrar-se-ão do Algarve, que ainda é parte significativa do turismo nacional. Mas a região Norte (Minho, Douro Litoral e Trás os Montes) têm conhecido um crescimento substancial nos últimos anos, com as “romarias populares, o rio Douro e o vinho do Porto” como elementos principais de atracção.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) alusivos ao primeiro semestre do ano, a zona do Porto e Norte foi a segunda região que mais cresceu, comparativamente a período homólogo de 2006 – só batida pela região do Alentejo, que conheceu um crescimento mais acentuado.

ver mais

Fonte: Primeiro de Janeiro (José Sá Reis)

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Portugal Channel Television em 2008



O Portugal Channel Television, canal que aposta na promoção internacional do país como destino turístico, quer arrancar com as emissões regulares no primeiro semestre de 2008.
"Já estamos a trabalhar nos conteúdos, para conseguirmos que os testes de emissão comecem até ao final do ano e as emissões regulares possam ir para o ar no primeiro semestre de 2008", disse ao DN o director da produtora Tele7 e ex-jornalista da RTP, Paulo Lavadinho.
Com um potencial de mais de 200 milhões de consumidores, o canal vai ser transmitido a partir de cinco plataformas: Internet, satélite, plataformas europeias de IPTV (serviço de televisão digital transmitido através da Internet), Mobile TV (televisão via telemóvel) e cabo.
"Apresentar Portugal como país virado para o turismo e como país anfitrião de investimento estrangeiro e de inovação" é o objectivo do canal temático, afirmou o director.
A programação, já definida, terá transmissão sobretudo em inglês, mas também em alemão, francês e espanhol. Os conteúdos vão incidir fundamentalmente no tradicional sol e praia, na gastronomia, no mar e na náutica, nos vinhos e na arte e design. E "há matéria mais do que suficiente para dedicar uma hora diária ao golfe", revelou o responsável.
Paulo Lavadinho realçou que "não será preciso pagar para ver a emissão", já que o canal pretende viver dos patrocínios. O director preferiu não comentar o investimento efectuado no projecto, alegando estar em curso uma reavaliação de custos motivada por uma alteração nas tecnologias a serem utilizadas.

Fonte: Diário de Notícias Online

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Maravilhas de Portugal

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Turismo no Espaço Rural cresce nos últimos anos

De acordo com a Direcção Geral do Turismo, os portugueses tem vindo a escolher o campo e a montanha como ambiente de férias. Aliado a estes dois "segmentos" os desportos radicais tem sido o principal motivo que leva a esta escolha acompanhado de seguida pelo factor "serenidade e o ar puro da montanha".
Esta procura tem vindo a aumentar nestes últimos anos, com o destino de sol e praia a decrescer gradualmente, mas que ainda lidera a preferência dos portugueses.
Os números apresentados, no quadro estatístico referente ao Número de Dormidas por Modalidades nos anos de 2004 e 2005 abaixo indicado, pode comprovar o que veio a ser referido.
Ainda de salientar, em 2005, a modalidade de hospedagem que apresentou maior número de estabelecimentos foi o Turismo Rural com (39,5%), seguindo-se o Turismo de Habitação com (23,6%) referentes aos dados estatísticos de estabelecimentos por unidade em valores percentuais.